Conhecendo a fase farmacocinética
Por Haydée Borges
Como já vimos anteriormente, a farmacocinética é a fase em que o organismo age sobre os fármacos. A figura 1 ajuda a compreender a sequência de eventos que ocorrem após a ingestão do fármaco:

Figura 1: fase farmacocinética - como o organismo age sobre os fármacos
O principal local de biotransformação ou metabolização é o fígado, mas também acontece em outros órgãos, como rins e pulmões, e em tecidos, como na mucosa intestinal, por exemplo. Essa fase dependente da enzima citocromo P-450 (CYP). Ela atua sobre substâncias endógenas e estranhas ao organismo (xenobióticos) como fármacos, poluentes ambientais, substâncias químicas. Alguns fármacos ou nutrientes podem induzir a atividade da enzima citocromo P-450, aumentando a velocidade de metabolização e, consequentemente, diminuindo a concentração do fármaco no plasma e sua atividade farmacológica. Em outros casos, a atividade da enzima citocromo P-450 é reduzida, o que acarreta a diminuição do metabolismo, um consequente aumento da ação farmacológica e a toxicidade (fig. 2).
Figura 3: como a enzima citocromo P-450 interfere na ação farmacológica
Há algumas diferenças na absorção de nutrientes (figura 3) em relação aos fármacos (figura 1). Os nutrientes participam da liberação de energia, em reações anabólicas e catabólicas. No processo de absorção dos fármacos, há modificação química, o efeito farmacológico e sua posterior eliminação.

Referências:
MOURA, Mirian R. L.; REYES, F. G. Interação fármaco-nutriente: uma revisão. Rev. Nutr., Campinas, 15(2):223-238, maio/ago., 2002.
SOARES, Vinicius H. P. Farmacologia Humana Básica (livro eletrônico). 1 ed. São Caetano do Sul, SP. Difusão Editora, 2017. USBN: 978-85-7808-218-5

Comentários
Postar um comentário