Conceitos básicos de farmacologia
Por Haydée Borges
Para compreender a ação dos fármacos no organismo e suas possíveis interações com nutrientes da alimentação, é necessário compreender termos básicos que serão utilizados neste blog. Este primeiro post é uma breve explicação de conceitos fundamentais da farmacologia.
Mas, primeiro, o que é farmacologia?
Derivada do grego phármakon que significa fármaco e logos, que significa estudo. Assim, farmacologia estuda a ação e os efeitos de substâncias químicas nos sistemas biológicos.
Outros conceitos úteis:
DROGA - (do francês drogue, remédio, produto farmacêutico) é uma substância capaz de agir sobre um organismo vivo e produzir efeitos biológicos, sejam eles benéficos ou não. Droga pode ter duas classificações: fármaco (substância química ativa, com efeito benéfico e definido) e tóxico (droga que causa danos ao organismo).MEDICAMENTO - qualquer substância química empregada em organismos vivos com objetivo de causar efeitos benéficos.
REMÉDIO - qualquer coisa capaz de curar ou aliviar uma enfermidade, não apenas substâncias químicas, mas também ações como por exemplo banho para diminuir febre, bolsa de água quente para melhorar cólica, etc.
FARMACODINÂMICA - é aquilo que a droga ou o fármaco faz no organismo e seus mecanismos de ação (interação com enzimas, proteínas receptoras, etc.). Quanto mais específico ao receptor for o fármaco, menos efeitos colaterais, menos reações de hipersensibilidade e interações medicamentosas ocorrem. O resultado das interações molecurares entre o fármaco e o receptor é que produz o efeito terapêutico.
FARMACOCINÉTICA - é o estudo do movimento do fármaco no organismo: a liberação do fármaco do medicamento, sua absorção, distribuição, metabolização (ou biotransformação) e excreção. Esse processo envolve a concentração ideal do fármaco no local de ação para obter a resposta terapêutica, que vai variar de acordo com a via de administração, a taxa de metabolismo e excreção.
- ABSORÇÃO - quando o fármaco passa da via de administração para o sangue. A absorção varia com via de administração (assunto que será tratado em breve neste blog).
- DISTRIBUIÇÃO - fármaco transportado de um local para outro no organismo.
- METABOLIZAÇÃO (ou biotransformação) - ação de enzimas, quimiotransformação do fármaco.
- EXCREÇÃO - eliminação do fármaco pela urina ou fezes (fármacos que continuaram lipossolúveis).
Referências:
FRANCO, André S.; KRIEGER, José E. (editor) Manual de Farmacologia. Barueri, SP: Manole, 2016. ISBN 978-85-204-4401-6
SOARES, Vinicius H. P. Farmacologia Humana Básica (livro eletrônico). 1 ed. São Caetano do Sul, SP. Difusão Editora, 2017. USBN: 978-85-7808-218-5
Comentários
Postar um comentário